![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCIrQPMrIrbnfXts1rg9pH7uhd8IbdN302SIt_RlNbjigL7zkDpOHM89L32Gk69SgnJPis8j0N0bdpUJmEorI0Qde0T88xwdjeZ08z2i-Jr-1RLx25QtA78gbQ7SzNFTMjQZyulB9iOoJt/s400/kjk.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4n6rcsO4ZFsMFUcw5aEXNoyVKh0dP6B6qbzP8wN1sjzRx42uPFif4S__SG2-zyMdPLwyZ8p7zyR8bk3XVJKUJrbGZO2jHMuMX6HJY9cguB1gtxo_xyzM_fwuFo29KdJNRc-5qlMhfLBAo/s320/meninos.jpg)
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS
NA TRANSIÇÃO PARA A CRECHE
- Durante as férias fazer referências positivas ao ambiente escolar;
- Brincar com o bebé às “escondidas” promove a securização e diminuição da ansiedade da criança (aparecer vs. desaparecer)
- Incentivar o bebé a explorar e experimentar coisas novas (brincar um pouco sozinho);
- Diversificar as pessoas que estão em contacto com o bebé;
- Marcar uma reunião individual com a Educadora de Infância;
- Procurar ter tempo livre de forma a fazer uma adaptação gradual;
- Criar uma rotina de separação, procurando não demonstrar ansiedade, usando sempre a mesma frase (por exemplo: “ a mamã vai trabalhar e já te vem buscar bebé”), dando-lhe beijinhos e miminhos e entregando à educadora;
- Não prolongar o momento da separação assim que o bebé estiver ao colo da educadora – sair do seu campo visual.
- É natural que o bebé fique a chorar após a separação do cuidador;
- Falar com carinho da educadora e dos amiguinhos;
- Reunir com a educadora sempre que os pais tenham preocupações /dúvidas;
ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
ü É normal para bebés entre cerca de 9/10 meses e 1 ano e 6 meses. (aproximadamente);
ü Caracteriza-se pela ansiedade relativamente à separação de casa ou daqueles a que a criança está fortemente vinculada (cuidadores)
ü «A forma positiva como os pais encaram separarem-se do filho é muito importante para a sua adaptação à escola.» (Brazelton)
(Sessão de sensibilização para pais e Encarregados de Educação dinamizada pelo GAF )
ü «A