sábado, 7 de janeiro de 2012

O bebé e a separação... a entrada na Creche








ESTRATÉGIAS FACILITADORAS

NA TRANSIÇÃO PARA A CRECHE


  • Durante as férias fazer referências positivas ao ambiente escolar;
  • Brincar com o bebé às “escondidas” promove a securização e diminuição da ansiedade da criança (aparecer vs. desaparecer)
  • Incentivar o bebé a explorar e experimentar coisas novas (brincar um pouco sozinho);
  • Diversificar as pessoas que estão em contacto com o bebé;
  • Marcar uma reunião individual com a Educadora de Infância;
  • Procurar ter tempo livre de forma a fazer uma adaptação gradual;
  • Criar uma rotina de separação, procurando não demonstrar ansiedade, usando sempre a mesma frase (por exemplo: “ a mamã vai trabalhar e já te vem buscar bebé”), dando-lhe beijinhos e miminhos e entregando à educadora;
  • Não prolongar o momento da separação assim que o bebé estiver ao colo da educadora – sair do seu campo visual.
  • É natural que o bebé fique a chorar após a separação do cuidador;
  • Falar com carinho da educadora e dos amiguinhos;
  • Reunir com a educadora sempre que os pais tenham preocupações /dúvidas;

ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO

ü É normal para bebés entre cerca de 9/10 meses e 1 ano e 6 meses. (aproximadamente);


ü Caracteriza-se pela ansiedade relativamente à separação de casa ou daqueles a que a criança está fortemente vinculada (cuidadores)


ü «A forma positiva como os pais encaram separarem-se do filho é muito importante para a sua adaptação à escola.» (Brazelton)


(Sessão de sensibilização para pais e Encarregados de Educação dinamizada pelo GAF )

ü «A

Descrição: http://ctsp.files.wordpress.com/2008/12/actividades-criancas.jpg?w=138&h=143